Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rotas do Mundo

Pedro around the World... My life, my dreams, my favourite things

Gastronomia Orgásmica no Armazém da Alfândega

Fevereiro 23, 2018

janela.jpg

Aquando a minha ultima viagem à região de Aveiro tive duas premissas: visitar os locais que ainda não conhecia e degustar o que de boa gastronomia se faz pela cidade.

 

A “googlar” descobri o Armazém da Alfândega, um restaurante recente com cerca de 1 ano, sediado no Hotel “Histórias por metro quadrado” e que disponibiliza além da sua moderna carta alguns menus de degustação elaborados pelo chef Daniel Cardoso.

 

Pareceu-me um ótimo restaurante com comida de conforto, um ambiente supre agradável e uma carta variada, não me restou dúvidas e reservei mesa. A chamada telefónica que recebi poucos minutos depois do próprio restaurante informava-me que no dia marcado iria existir um evento à porta fechada no restaurante, no âmbito das celebrações do seu primeiro aniversário e que poderia manter a reserva mas teriam custos superiores.

 

Ora, um dia não são dias, e porque não estar presente no 6 hands challenge com o chef e mais dois convidados surpresa? Aceitei e lá estive numa das maiores experiências gastronómicas da minha vida.

ambiente.jpg

O chef Daniel Cardoso convidou para este desafio a 6 mãos os seus colegas do Masterchef Luís Portugal e Lobão. A expectativa estava em alta, sentei-me naquela mesa reservada com o meu nome com vista para a cozinha, o espaço que apesar de pequeno fez-me sentir em casa e em família (não fossem a maior parte dos presentes fornecedores, amigos e clientes habituais da casa), o ambiente escurecido e com algum “glow” transportava-nos para esta nova experiência, a música acompanharia toda a noite dando asas a cada prato apresentado.

 

Estava pronto para este Desafio gastronómico.

 

Esta degustação iniciou com um macarron com tinta de choco e salmão acompanhados com um Herdade da Malhadinha Nova Antão Vaz. Ora que ideia esta de começar uma refeição com uma suposta sobremesa salgada. Resultou. A apresentação embora transportando-nos para os enlatados que muito abundam nesta zona, transportava-nos para um ideal futurista. Talvez seja esta a missão do Armazém da alfândega levar ao futuro a Tradição.

entrada.jpg

corneto.jpg

O chef Luis Portugal, que hoje detém um restaurante em Trás-os-Montes com produção de enchidos, e ao qual prometi uma visita em breve, brindou-nos de seguida com um corneto invertido com sapateira, mel balsâmico, redução de pimento assados e rebentos de coentros.

 

O menu continuou com um prato do chef Lobão que nos transportou até à Ásia com barriga de porco cozinhado em chá de Lúcia lima com espuma de chá e favas crocantes. A acompanhar as entradas de carne a Herdade da Malhadinha, presente no evento, apresentou-nos um monte da Pesseguinha.

barriga.jpg

alheira.jpg

Seguiu-se então uma surpresa, que não estaria presente na carta mas que o chef Luís Portugal fez questão, Alheira com papoila, maionese de lima e coentros, geleia de marmelo, puré de maça e mais uma vez a fabulosa redução de pimento assado (sugeri no final do evento ao Luís que esta redução devia ser comercializada).

 

Iniciaram então a marcha de pratos principais que vieram degustar o nosso palato. O primeiro da autoria do lobão na minha ótica foi uma tentativa falhada, e penso que seja esta também a opinião do autor, mas valeu a tentativa e por vezes para chegar a pratos divinais terão de ser corrigidos alguns problemas: Robalo curado com beterraba e ovas de cabra.

robalo.jpg

Daniel apresentou-nos um sonho de bochechas de bacalhau com maionese de lima e ovas de peixe voador. A acompanhar estes pratos a Herdade da Malhadinha com o seu branco.

 

Para terminar a Malhadinha serve-nos o seu famoso tinto para acompanhar o maravilhoso prato do Luís: Cuscos transmontanos de amêijoa cozinhados em caldo de terra e mar com veado, mel e cebolinho. Este prato fez-me arregalar os olhos, e literalmente babar-me, não fosse a maravilha dos cuscos e do veado. Fiquei a conhecer estes cuscos de Trás os Montes, um produto regional feito a partir do trigo de barbela que desconhecia até então.cuscos.jpg

Para finalizar a noite um gelado de coentros, pão-de-ló com sementes de coentros e abacaxi caramelizado acompanhado duma colheita tardia Latest Harvest Malhadinha.

gelado.jpg

A noite não ficaria completa sem Daniel nos apresentar a sua sobremesa de autor e que ao que parece é um dos ex-libris daquela casa: a Pavlova. Mas desta vez, foi em modo gigante servida como bolo de aniversário.

 

Para resumir a noite seria mais simples dizer que este desafio foi uma noite gastronómica Orgásmica.

 

A todos os elementos envolvidos felicito o trabalho, aos proprietários do espaço desejo a maior sorte e continuação na sua ascensão, a todos os que não conhecem o Armazém da Alfandega um conselho: Toca a conhecer.

about me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub