Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rotas do Mundo

Pedro around the World... My life, my dreams, my favourite things

Já ouviste falar do Plantage de Amesterdão?

Março 18, 2018

plantage.jpg

 

Será provavelmente a zona esquecida de Amesterdão pela maior parte dos turistas, mas isso não significa que não tenha muitos pontos de interesse e razões para ser visitada.

 

Além do obviamente visitado Jardim zoológico esta zona é composta por bairros com elegantes mansões e jardins arborizados. A maioria das casas surgiu no século XIX, e eram detidos pela comunidade judaica que associada aos diamantes, por isso Plantage oferece além do luxo muitos memoriais judaicos.

 

O nome desta zona significa a Plantação, pois esta área até ao final do Grachtengordel em 1638 era uma área rural.

 

Ora caso exista disponibilidade de tempo aconselhamos a passar um dia por esta zona, caos o tempo seja curto pelo menos uma manhã para apreciar os pontos mais importantes existentes.

 

Comece o dia por visitar o museu marítimo Het Scheepvaartmuseum com um grande espólio náutico, almoce pela zona e depois rume para o Hermitage de forma a conhecer melhor a história holandesa e russa presente neste museu. Para acabar o dia nada melhor do que um passeio calmo e sereno, sugerimos o Artis ou o jardim botânico.

 

Pontos de interesse

Het Scheepvaartmuseum: Um museu marítimo a não perder para quem gosta da temática onde poderá encontrar a maior coleção de barcos do mundo. Foi construído em 1656 e transformado em museu no ano de 1973, quando a marinha holandesa deixou o espaço. Além dos muitos artefactos escondidos entre as 4 paredes existem diversas atividades virtuais o que transforma esta atração ideal para quem viaja com crianças.

 

Artis Royal Zoo: um local ideal para descansar da cultura humana e apostar na vida selvagem. São cerca de 900 espécies que vivem num cenário muito naturalista. Além dos espaços habituais zoológicos detém um aquário com mais de 2000 peixes e um planetário.

 

Tropenmuseum: Inserido num esplêndido edifício histórico da cidade este museu dedica a sua exposição ao mundo colonial holandês, misturando objetos invulgares com etnografia, arte popular e contemporânea.

 

Werfmuseum’t kromhout: Um museu que ocupa um dos poucos estaleiros medievais (restaurado) e que conta com uma exposição de maquinaria, motores, instrumentos associados à construção naval.

 

Verzetsmuseum: Uma exposição permanente que alberga uma coleção de documentos que provam o heroísmo da resistência holandesa à ocupação germânica nazi.

 

Hortus Botanicus: o jardim botânico de Amesterdão com mais de 4000 espécies de flores e árvores, muitas delas recolhidas aquando as expedições no século XVII. Desde uma palmeira com 300 anos, várias plantas exóticas e 3 estufas climatizadas.

 

De Burcht: Um edifício histórico que além de uma fachada magistral, talvez por isso lhe chamem do museu castelo, oferece interiores riquíssimos de onde se destaca os azulejos e murais pintados.

 

Hollandsche Schouwburg: Durante a ocupação nazi este teatro serviu para a concentração de milhares de judeus que posteriormente partiam para campos de concentração ou para outros países. Atualmente o seu interior é um jardim memorial de todas as vitimas.

 

Koninklijk Theater Carré: uma sala de espetáculos impressionante, este teatro remonta a 1887, data da sua construção, para albergar o circo carré. Um magnifico trabalho de arquitetura e decoração circense nas suas fachadas.

 

Hermitage: ocupando um antigo lar de idosos este museu dedica a sua colecção à história holandesa e russa

 

Por tudo isto é certo que vais querer visitar o Plantage.

 

Para mais informações dobre esta viagem consulta aqui.

 

 

about me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D