Selvagem ou livre – WILD uma história real
Julho 08, 2015
Quando estou a precisar de descansar e isolar-me do mundo tenho dois hábitos: leio um livro que me transporta para paraísos imaginários ou sento-me num sofá e vejo um filme que me consiga transportar para bem longe do mundo real.
Como estava a precisar exatamente de voar do meu sofá para fora, assisti a um filme do ano passado Wild, que colheu boas críticas principalmente pelo desempenho da atriz principal.
Livre, no original Wild, é um filme de 2014 com realização de Jean Marc Vallée (o mesmo de Clube de Dallas) e tem como elenco principal a bonita e maravilhosa atriz Reese Witherspoon e Laura Dern.
O argumento de Nick Hornby é baseado em Wild: From lost to found on the Pacific Crest Trail, de Cheryl Strayed, portanto baseia-se numa história real de uma mulher que partiu à descoberta do seu ser por um caminho tenebroso nos EUA.
Cheryl, uma mulher jovem de família bastante pobre nos Estados Unidos da América, vive dedicada à sua família (mãe, irmão e marido), talvez porque desde criança via a sua mãe ser alvo de violência por parte do seu pai. Foi por isto que fugiram.
Com a morte da sua mãe, Cheryl entra num abismo repleto de heroína, sexo com quem aparecia, bebida, desemprego, divórcio. Está perdida, sente vergonha da sua pessoa e sente que desiludiu a mãe.
Então sem qualquer tipo de preparação decide encontra-se consigo própria, percorrendo a PTC, ou seja, o trilho da Costa do Pacífico que liga todos os Estados Unidos da América desde a Fronteira com o México até à fronteira com o Canadá. Por um caminho sem fim, passando por desertos, por montanhas, por neve, por florestas, esta mulher vai lutando, além das dificuldades físicas, por se encontrar, por saber o seu futuro recordando o seu passado.
Um filme que adorei e que realmente nos faz pensar sobre o nosso Eu.