Tallin – E a Estónia aqui tão perto
Dezembro 23, 2014
Ainda durante a minha Viagem à Finlândia, dei um pulinho a Tallin, capital da Estónia.
Uma viagem de barco tipo cruzeiro faz-nos atravessar o mar escuro do Báltico onde restam vestígios de pequenos “icebergs” e cortando o gelo da superfície chegamos a Tallin.
Não tinha nenhuma expectativa sobre esta cidade, não sabia o que iria encontrar e nem sabia o que realmente queria conhecer. Mas após uma breve consulta num míni guia turístico fornecido durante a viagem de barco, reparei que 1 dia seria pouco para conhecer uma capital tão histórica.
Ao sair no porto são logo visíveis as muitas torres medievais que circulam a cidade em conjunto com as suas muralhas, e ao transpor o “City gate” entramos realmente num mundo de imaginação. Aqui predominam muitos edifícios medievais súper bem restaurados onde abunda as traves d emadeira, as varandas características, as janelas ovais de antigos arqueiros.
Podemos entrar a preço simbólico em todas as atrações. Parece ridículo cobrar 1 euro para entrar num museu, mas é verdade.
Mas aquilo que mais saliento é sem dúvida o Castelo medieval, é de uma arquitetura fabulosa. E como não podia deixar de ser a grande Catedral ortodoxa, uma réplica do Kremlin Russo, onde abunda o ouro e os retábulos com joias incrustadas. Fiquei de boca aberta!
A população, ainda que débil a dominar línguas estrangeiras é de uma humildade e simpatia indescritível. E os preços são realmente apelativos. Nunca tinha estado num país em que os preços fossem tão baixos, apesar de já terem a moeda Euro, não se verificou qualquer inflação – parece que vivemos na época do escudo.
Depois desta pequeno mas intenso dia de descoberta fiquei com uma certeza. Vou voltar.